Grande característica da feminilidade, os seios são assunto frequente em inúmeras clínicas estéticas e cirúrgicas. Dez entre 10 mulheres têm uma grande preocupação em mantê-los firmes e longe das temíveis estrias, que atingem 80% das mulheres em alguma parte do corpo.

 Os seios sofrem diversas mudanças, principalmente de tamanho, durante a adolescência, durante uma gestação ou durante a amamentação. Isso os torna especialmente propensos a estiramentos da pele e, consequentemente, aparecimento das estrias nos seios.

Usar sutiã com uma alta sustentação nas alças, principalmente quando for necessária a prática de exercícios físicos ou atividades que necessitam de esforço corporal garante maior proteção aos seios, evitando a ação de movimentos bruscos, que podem favorecer a ruptura de fibras elásticas.

Outra recomendação é uma boa hidratação da pele, que pode ser feita com a aplicação de produtos naturais, como óleo de amêndoas, ou hidratantes específicos industrializados. Com isso, é possível suavizar as marcas e até evitar o rompimento de outras fibras das áreas mais sensíveis como os seios.

Muitas mulheres optam por tratamentos estéticos ou remoção cirúrgica das estrias já existentes. Não existem procedimentos específicos para a retirada das estrias, porém, muitos procedimentos de cirurgia plástica retiram estrias.

Falando especificamente dos seios, as mamoplastias ou as mastopexias retiram estrias localizadas principalmente no polo inferior (abaixo da aureola), ao mesmo tempo que retiram o excesso de pele e de flacidez.