As famosas linhas de expressão que se formam na região do rosto são denominadas rugas ou sulcos. As rugas nada mais são que linhas faciais formadas em consequência da contração dos músculos da mímica que estão logo abaixo da pele. É algo como uma roupa com cintura de elástico, na qual podemos perceber um “franzido”, que desaparece quando a esticamos.

Trata-se de um fenômeno fisiológico evolutivo normal, do qual fazem parte o envelhecimento celular e a diminuição das glândulas de gordura da pele, o que ocasiona a perda de umidade natural e a diminuição da elasticidade.

Consequentemente aparecem as rugas, que têm dois tipos principais, as dinâmicas e as estáticas.

As rugas dinâmicas desaparecem quando aliviamos a contração muscular e as estáticas permanecem, mesmo depois de relaxarmos o músculo que a causou. Essas são consequência de longos períodos de rugas dinâmicas, que deixam marcas na pele.

É importante que façamos essa diferenciação no diagnóstico, pois os tratamentos são diferentes. Podemos resolver as rugas dinâmicas na maioria das vezes com a aplicação de toxina botulínica (botox), mas é comum precisarmos de preenchimentos ou de procedimentos cirúrgicos, além do Botox, no caso das rugas estáticas.

As seguintes regiões são mais propensas ao aparecimento das rugas:

 – Região Glabelar

A região Glabelar compreende o espaço entre as sobrancelhas. Nessa área, são mais comuns rugas verticais, ocasionadas pela contração do músculo corrugador do supercílio, localizado entre o músculo frontal e o músculo orbicular do olho. Tal músculo é responsável pelo movimento de puxar a sobrancelha para baixo e para o centro, criando rugas no sentido vertical.

– Região Frontal

A região frontal compreende a parte superior do rosto, mais especificamente a área da testa. Pelo fato das rugas se apresentarem sempre no sentido perpendicular ao das fibras do músculo, as linhas dessa região se desenvolvem de forma horizontal, uma vez que o músculo da testa apresenta fibras no sentido vertical.

– Região ao redor dos olhos

As rugas existentes nesta região da face são comumente chamadas de pés-de-galinha. Este tipo de ruga é ocasionada através do movimento do músculo orbicular, localizado ao redor dos olhos.

Alguns cuidados podem retardar e amenizar o aparecimento de rugas, tais como:

  • Alimentação saudável;
  • Prática de exercícios físicos;
  • Hidratação do corpo e da pele;
  • Proteção do Sol;
  • Redução do estresse, entre outros.

Os tratamentos para as rugas são os mais diversos e vão desde a hidratação da pele através de cremes, passando por procedimentos estéticos como o Peeling e a aplicação de colágeno e de ácido hialurônico, até procedimentos cirúrgicos não invasivos como a aplicação da Toxina Botulínica, o famoso Botox, que age bloqueando a atividade dos músculos onde for aplicado, impedindo a contração. O consequente relaxamento dos músculos , relaxa também a pele, levando a uma suavização das rugas dinâmicas.