Cirurgia Plástica em Fortaleza, Dr. Eduardo Furlani, Cirurgião Plástico em Fortaleza

Mastopexia

  • Fone: +55 85 3055.0505
    3091.9217

Mastopexia

 

FICHA TÉCNICA
Anestesia: peridural ou geral
Local da cirurgia: hospital ou clínica com infra-estrutura adequada
Tempo de duração: 3 horas
Trabalho: após 7 dias, embora não possa fazer esforço por 30 dias. Evitar levantar os braços por 14 dias.
Exercícios: somente 1 a 2 meses após a cirurgia.
Resultado final: 8 a 18 meses.

 

Seios firmes e elevados, este é um dos maiores desejos de todas as mulheres. Contudo, o passar dos anos, juntamente com maus hábitos alimentares, com gestações e com a inevitável ação da gravidade, pode levar ao que os médicos chamam de ptose, um termo técnico para a queda das mama.

A ptose mamária pode ser corrigida sem alterar o volume dos seios, embora muitas pessoas ainda acreditem que isso seja possível apenas com o aumento do volume por meio de implantes de silicone ou através da redução da mama. A mastopexia, ou lifting mamário, é a cirurgia que se destina a melhorar a forma e a corrigir a flacidez dos seios, sem necessariamente alterar seu volume. Ou seja, é ideal para as mulheres que estão satisfeitas com o tamanho dos seus seios, mas querem apenas levantá-los, deixando-os mais bonitos e atraentes.

Além da remodelagem da mama, a retirada do excesso de pele pode eliminar estrias, dependendo da sua localização ( principalmente as do polo inferior – abaixo da auréola).

Indicações

 De maneira geral, o lifting mamário é indicado para mulheres insatisfeitas com a forma dos seios e que apresentam queda (ptose). Essas mulheres podem optar por diminuir, aumentar ou manter o volume dos seios.

A associação do procedimento com próteses de silicone é bastante comum e permite uma maior versatilidade de formas e de volumes, com ótimos resultados.

Mulheres ex-obesas que passaram por uma grande perda de peso também são ótimas candidatas para a mastopexia devido às estrias que ocorrem com frequência e devido à flacidez resultante do emagrecimento. 

De maneira geral, o lifting mamário é indicado para mulheres satisfeitas com o volume, mas insatisfeitas com a forma dos seios e que apresentam queda (ptose).

A associação da mastopexia com a prótese de silicone é bastante comum e permite uma maior versatilidade quanto ao tamanho. O procedimento permite não apenas o aumento, mas também a manutenção ou até a redução do volume dos seios. Sendo assim, muitas mulheres que nunca pensaram em ter um implante de silicone acabam optando por ele e têm ótimos resultados. 

Quem pode fazer?

 

  • Mulheres que completaram a puberdade, geralmente a partir dos 16 anos, na fase adulta ou na terceira idade, desde que estejam em bom estado de saúde. (Clique para saber mais sobre cirurgia plástica na adolescência);
  • Portadoras de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial podem se submeter a mastopexia desde que a doença esteja controlada.(Clique para saber mais sobre cirurgia plástica e diabetes ou cirurgia plástica para hipertensos);
  • Após a gravidez, respeitado o período de 6 meses posteriores a amamentação. (Saiba mais sobre cirurgia plástica e gravidez);
  • Fumantes devem suspender o cigarro antes e depois da cirurgia, até que a cicatrização se normalize. (Saiba mais sobre tabagismo e cirurgia plástica);
  • Pessoas com quadros depressivos devem avisar o médico durante as consultas, para que sejam tomados os devidos cuidados.

A Cirurgia

Embora o ato cirúrgico seja semelhante  ao da redução de mama (mamoplastia redutora), o cirurgião plástico pode manter a o volume original dos seios na mastopexia. 

Existem diferentes técnicas para a realização da mastopexia, mas, de maneira geral, a técnica consiste em retirar o excesso de pele, flacidez, de gordura e de glândula mamária que provocam a queda das mamas. Este procedimento é feito na região abaixo da auréola, tendo como ponto positivo a retirada das estrias desta região junto com o excesso pele.

Após a cirurgia, é essencial o repouso mínimo de 7 dias. Evite esforços maiores  e utilize o sutiã especial por 30 dias para um resultado final satisfatório.

Anestesia: pode variar de acordo com o organismo e com condição de saúde de cada paciente, podendo ser anestesia local com sedação, peridural ou geral.

Local da cirurgia: ambiente hospitalar devidamente equipado, jamais em consultórios ou clínicas sem suporte.

Tempo de Duração: 1 a 3 horas.

Tempo de Internação: 12 a 24 horas.

Incisões: dependem da técnica utilizada, mas geralmente são feitas na parte de baixo da mama e nas aréolas.
Cicatrizes: apesar de ser muito parecida com a redução de mama, as cicatrizes costumam ser menores.

Pontos: retirados aproximadamente após 7 dias.

Antes e Depois da Mastopexia

Os cuidados antes e depois da cirurgia são determinates não apenas para um resultado satisfatório, mas principalmente para a segurança do paciente.

Antes da cirurgia (pré-operatório) é essencial que se suspenda o cigarro e outras substâncias que possam atrapalhar a cicatrização, como anticoagulantes.Além disso, é preciso que se faça uma série de exames para saber se o paciente está apto a realizar o procedimento em segurança, dentre os quais, podemos destacar:

- Eletrocardiograma;

- Coagulograma;

- Raio X do tórax;

- Exames de sangue e de urina.

Para saber mais sobre uma série de cuidados, que ajudam a preparar o organismo para uma cirurgia bem sucedida, leia nosso artigo sobre pré-operatório de cirurgia plástica. 

Principais cuidados antes da cirurgia:

- Em caso de resfriado, gripe ou qualquer infecção, o cirurgião plástico deve ser avisado;

- Suspender o uso de álcool, de cigarro ou de drogas antes da cirurgia;

- Suspender uso de medicamentos para emagrecimento e principalmente de remédios à base de ácido acetil-salicílico (Aspirina, Melhoral, AAS) ou de qualquer outro medicamento com ação anticoagulante;

- Analgésicos à base de dipirona e de paracetamol podem ser utilizados;

- Pode ser recomendado suspender a utilização de anticoncepcionais orais ou injetáveis 30 dias antes do procedimento. A questão deve ser discutida com o cirurgião;

- Evitar exposição solar;

- Drenagem linfática antes da cirurgia ajuda a eliminar impurezas e pode ser recomendado. A utilização da drenagem linfática pós-operatória para mastopexia deve ser discutida com o cirurgião, pois a sua indicação depende da técnica de do tipo de prótese que vai ser usado.

 Os cuidados para um bom resultado vão além da cirurgia plástica. Cuidados com a pele e com a alimentação merecem uma atenção especial. Portanto, visitas ao dermatologista, ao nutricionista e ao fisioterapeuta são recomendadas. Um pós-operatório bem feito é fator determinante para o sucesso da cirurgia. Para saber mais sobre o assunto, veja nosso artigo sobre pós-operatório na cirurgia plástica.

No caso da Mastopexia, é muito importante o uso do sutiã especial pelo tempo que o cirurgião plástico recomendar, bem como evitar levantar os braços ou dirigir por duas semanas em média. A academia e trabalhos pesados, só podem ser iniciados após 30 dias e de forma gradual.

Principais cuidados depois da cirurgia:

- Repouso em casa de 5 a 7 dias;
- Alimentação líquida no primeiro dia;
- Cuidado especial com os movimentos dos braços que devem seguir a rotina estabelecida pelo médico;
- Curativos e retirada dos pontos podem ser feitos no consultório, geralmente uma semana após a cirurgia;
- Os primeiros banhos devem ser cuidadosos;
- Usar o sutiã especial depois da cirurgia;
- Evitar exposição solar por pelo menos 30 dias;
- Não fazer esforço, como carregar peso, por 30 dias;
- Visitar médicos das seguintes especialidades: dermatologia, endocrinologia, fisioterapia e nutrição;
- Academia e exercícios físicos devem ser reiniciados progressivamente a partir de 30 dias com caminhadas e exercícios leves.

Navegue

Atualize-se

Novidades por email

Fique atualizatualizado sobre as últimas novidades da clínica.

Visite-nos

R. Barbosa de Freitas, 1990 - Aldeota ·
Fortaleza - Ceará - Brasil
Fone: +55 85 3055.0505
3091.9217
| Oi: 8785 7745 | Claro: 9164 8965 | Tim: 9779 9310.
Abrir no Google Maps

© 2012 - Clínica Furlani | Cirurgia Plástica Fortaleza - CRM 8316

Clínica Eduardo Furlani | Cirurgia Plástica em Fortaleza

Clínica de Cirurgia Plástica e Estética em Fortaleza
R. Osvaldo Cruz 01, Sala 1510 | Beira Mar Fortaleza, Ceará
Phone: +55 85 3091.9217